Paris é linda e nunca vai deixar de ser uma boa idéia! O tipo de cidade que você vai mais de uma vez e vai continuar se encantando e encontrando coisas novas. Três dias são suficientes? Para dar uma pincelada, acredito que sim. Mas se você acha que em 3 dias vai ser um expert na cidade, esqueça!
Dezembro foi a nossa segunda vez na capital francesa e resolvemos passar a virada de ano na cidade luz. Além da esperada passagem de ano, batemos muita perna e pegamos muita chuva. E aqui vai a dica, se não for uma super tormenta, não deixe que a chuva estrague seus planos. Otimize! Se a previsão é de chuva durante a manhã e sol, ou pelo menos céu aberto a tarde, tente visitar museus e lugares fechados durante esse período de chuva. Mas não cancele!
O inverno tem dessas coisas, chove, pode nevar e é muito frio! Então esteja precavido, inclusive com um guarda-chuva, bom. Compramos um durante um chuvão, que o vendedor jurava ser o melhor. Andei dois metros e ele abriu todo! Ok..ok.. Talvez o investimento deveria ter sido maior. Esse foi um dos nossos erros, mas agora vamos aos lugares que mesmo com chuva não deixamos de ir.
Torre Eiffel
O plano era ir bem cedo à torre para poder subir sem tanta gente. O dia amanhceu super, mas super nubado, mesmo assim o plano foi mantido. Pagamos os 25,00 euros cada para subir pelo elevador até o topo, onde inclusive tem um bar onde você pode se deliciar com uma taça de champagne. Perfeito, não? Não! Como eu disse estava super nublado, ficamos mais ou menos 1h esperando a fila toda e pegamos várias garoas enquanto esperávamos. Lá no topo? Um frio e vento insuportáveis e estava muito cedo para o bar abrir (que nesse momento “dava igual”, estava frio demais para pensar em champagne). Do topo? Não vimos nada! Do segundo andar sim, tiramos muitas fotos, mas realmente o frio não permitia um nível de aproveitamente muito grande. Apesar do erro, a experiência de estar lá é d+
Carrossel e Trocadero
Do Trocadero vimos o show de luzes da Torre Eiffel. Se de dia a vista pode ser de tirar o folêgo, durante a noite faltam palavras. Na volta para o hotel, caminhamos em direção à torre e encontramos o carrossel que rende fotos lindíssimas. Mas além das fotos, a vibe alí é sensacional. Dá para perder horas ali, só olhando o movimento e relaxando.
Place de la Concorde
Um acerto! Passamo por aqui rapidamente para ir ao Louvre. Ôô lugarzinho fotogênico (ahhh Paris!), lá está a La Grand Roue, a roda gigante de Paris. De lá você pode fazer uma caminhada pelo Jardim de Tuileries, quem sabe parar para um café, e finalmente chegar ao Louvre.
Museu do Louvre
Louvre é sempre um acerto! Mas é gigante né? Passamos 4h lá dentro e obviamente não vimos tudo. Da primeira vez, chegamos no Louvre faltando poucos minutos para fechar. Corremos muito e vimos a Monalisa, só nós dois e mais um casal. Não vimos mais nada, só ela e foi lindo. Dessa vez? Meu Deus, uma tempestade de gente se empurrando para chegar pertinho. Conselho: planeje o que realmente você quer muito ver. Depois das 2 primeiras horas a visita pode se tornar cansativa e você pode aproveitar um pouco menos.
Jardins de Luxemburgo
Caminhe e relaxe! Mas olhe o horário de funcionamento antes. Nós já conhecíamos, mesmo assim dessa vez chegamos lá e tinha acabado de fechar. Acontece!
Ponte Neuf
Mais um acerto se querer! Os cadeados de amor que antes ficavam na Pont des Arts, agora estão lá. Nós não sabíamos e demos de cara com ela e os cadeados, quando voltávamos da Notre Dame, andando sem muito destino.
Ponte Alexandre III
Para mim a ponte mais linda da cidade! Vale a pena inclusive descer às margens do rio para vê-la de outra perspectiva.
Notre Dame
Meu Deus, que lugar! Tivemos a sorte de entrar durante a missa. Emocionante! Acho que vale a pena, mesmo não sendo católico. A vibe é unica! Mas a bola fora foi tentar subir nas torres sem ter comprado os ingressos antes. Sem gárculas!
Montmartre
Meu lugar em Paris! Pegamos uma chuva gigante e muito vento, e muito sem querer nos abrigamos no nada mais nada menos que o Café des Deux Moulins, sim sim, da Amelie Poulain. Dizem que é sempre cheio, mas juro que estava muito tranquilo de conseguir uma mesa, mesmo com chuva. A chuva passou, o céu abriu e o sol começou a se por lindamente. Batemos muita perna por aquelas ruas, não conseguimos entrar Love Wall. Não sabemos porque, mas estava fechado. Subimos até a Secré Cour e tivemos dessa vez uma vista linda de Paris durante a noite.
Arco do Triunfo e Champs-Elysées
Foi o lugar da nossa virada de ano! Aqui vale a pena esticar e caminhar traquilamente, sem o tumulto do ano novo.
Rio Sena
De dia ou à noite, caminhe, tire fotos, explore as margens e se encante!
Esses foram nossos acertos e bola fora em Paris. E você, qual imprevisto de viagem mais te marcou? Conta pra gente!