Já faz 1 mês que a Copa acabou e parece que foi ontem. Mas não, o post de hoje não é sobre a Copa, é sim sobre uma grande oportunidade
que ela acabou nos trazendo. Hoje vou contar como foi conhecer Fortaleza-CE em plena Copa do Mundo.
Tudo começou com a expectativa em assistir um dos jogos do campeonato. Muitas contra, outros muitos a favor: #TeveCopa. Muita gente entendeu -ou engoliu- que a situação politica do nosso país precede a decisão em sediar o campeonato. Enfim, sobre isso conversamos depois, durante as eleições =).
Voltando.. nós fomos à Fortaleza para assistir ao jogo das Quartas, no estádio Castelão, Brasil X Colômbia. Além do jogo, nada melhor que conhecer um lugar novo e rever amigos queridos não é mesmo? E dessa vez conseguimos juntar tudo isso. Tivemos nossa Guia particular e mesmo com poucos dias pudemos conhecer um pouco de cada coisa da capital cearense. Eu adorei!
Foi uma passada rápida, praticamente 3 dias, muita coisa para conhecer e um jogo no meio! 3..2..1 valendo!
Claro que praia é um fato consumado quando se pensa no litoral nordestino, não é mesmo? Por isso nossa primeira parada foi a Praia do Futuro. Cheia de banhistas, essa praia tem 8 dos 25 km da orla da cidade. A praia tem uma estrutura de barracas que encanta qualquer turista, uma das mais famosas é a CrocoBeach – parece um clube. E uma outra super procurada também é a Chico do Caranguejo (minha primeira experiência com caranguejo também – fazendo o maior barulho na barraca). Se você procura por
sombra e água fresca, não se preocupe. Lá é o lugar! Além de sombra e água fresca, você também encontrará muitos vendedores oferecendo seus produtos, mas muitos mesmo. Levar na esportiva que é o caminho! Ah, dica útil – Em Fortaleza, 5a feira é dia de caranguejada. É um verdadeiro festival pela cidade!
Passado o dia na praia, que tal ver o pôr-do-sol na Praia de Iracema? Achou esse nome familiar? Sim, é a “Virgem dos Lábios de Mel” de José de Alencar, a Índia Iracema. Nessa praia tem um ponto imperdível – um monumento de Iracema em posição de ataque, como uma guerreira – guardando a costa cearense. Esse monumento foi inaugurado nos anos 60, em homenagem aos 100 anos da obra do escritor. Essa praia já está mais para uma opção de caminhada na Beira-Mar. Próximo à estatua da Iracema Guardiã tem ainda um belo píer, onde o pôr-do-sol é belíssimo.
Ainda na Beira-Mar tem uma feirinha de produtos artesanais que é um charme e fica aberta até tarde, vale a pena conhecer e fazer umas comprinhas. Por falar em compras, os souvenirs que todo viajante adora, você compra no Mercado Municipal (é próximo ao Dragão do Mar). Com um pouco de paciência dá pra
pechinchar e comprar várias coisinhas legais, trabalhos com rendas é o que há! Outro lugar que vale a pena gastar umas horas é o shopping a céu aberto na Avenida Monsenhor Tabosa. Tem de tudo lá e de todos os preços! Acredite, comprei rasteirinhas lindas por 10,00R$ (momento mulher) – uma perdição.
Finalmente, comparando custos, Fortaleza consegue ser mais barata em relação a alimentação e passeios que Floripa, por exemplo. Com relação a hospedagem, não sabemos, pois tivemos o prazer de ter hospedagem 5 estrelas com direito até a café da manhã típico, na casa da nossa amiga (for free) =).. Coisa boa né? E claro, não deu pra fazer metade de tudo que o Ceará oferece, mas deu para ficar com aquela vontade de voltar. Próximo a Fortaleza conhecemos também a região do Cumbuco, que vai ficar para outro post pois merece toda nossa atenção. Sobre Fortaleza é isso pessoal! Ótimas lembranças, o jogo foi ótimo, a experiência melhor ainda!