Dusseldorf, capital da Renânia do Norte-Vestefália, na Alemanha, banhada pelo rio Reno e a menos de 50km de Colônia (Köln).
A cidade entrou por acaso no nosso roteiro. Precisávamos estar em Colônia numa terça-feira e queríamos aproveitar o fim de semana para explorar um pouco mais da região. Foi aí que optamos por primeiro conhecer a capital da região.
Passamos 2 dias explorando a cidade e foram suficientes para que nos conquistasse.
Mas agora o mais importânte, um pouco do que ver e fazer na cidade.
Avenida Königsallee (Kö para os íntimos) – A cidade tem uma importância significativa para a moda, é um dos centros mais influentes da Alemanha (alô galerinha que curte comprinhas!!) e dizem por aí que essa rua é a Champs Elysee da cidade, sendo a avenida de luxo mais visitada da Alemanha.
Além disso, entre as duas vias da avenida, você verá um canal por onde passa o rio Düssel. Um extenso canal cercado por castanheiras. Não tem como passar por ali sem ficar encantado.
Rua Bolkerstraße – Gosta de bar? Aqui é o lugar! Também conhecida como bar mais longo do mundo, por conta da quantidade de bares lado a lado, depois de cruzar os 580 metros da queridinha Kö, você pode partir para esta rua e experimentar a tradicional Altbier nesta rua.
Foi lá que vimos pela primeira vez o sistema de comandas em que o garçom vai marcando a quantidade de cervejas em uma das “bolachas”.
Sentamos no Hausbrauerei (cervejaria em alemão) Zum Schlüssel que tem mesas tanto do lado de fora quanto dentro (que é gigante) e a comida é bem boa.
No sábado, a rua estava lotada! E sabe o que? Muitas e muitas despedidas de solteirXs. Noivinhas e noivinhos aproveitando muito com seus respectivos squads.
Old Town (Altstadt) – A rua dos bares já faz parte do centro histórico de Düsseldorf, mas é indispensável esticar a caminhada até o Schlossturm, que a antiga Castle Tower, que resistiu a inumeros eventos da história, incluindo a II Guerra Mundial. Hoje a torre abriga o Museu Marítimo e um restaurante no topo, que permite uma vista 360 da cidade.
Aos pés da torre você verá uma escadaria, sempre muito agitada, que dá para uma rua que beira o rio Reno e é também cheia de bares.
KIT (Kunst im Tunnel) – Já um pouco mais afastado do centro histórico, mas que te proporciona uma bela caminhada beirando o rio, está essa galeria de arte subterrânea.
O acesso é por dentro do café, descendo uma escada. Se você não prestar muita atenção, você passa a entrada. Sobre preços, nós pagamos 4 Euros cada um para ver a exposição.
Em frente ao café, tem um gramadão em que, nessa época ensolarada, muita gente aproveita o final de semana para caminhar, andar de bicicleta, ou só ficar por ali mesmo relaxando.
A outra margem do rio Reno – bem na direção da torre e da igreja, que são os cartões postais da cidade, você verá uma “praia” de pedras. Se você tiver tempo para atravessar uma das pontes que ver a cidade do outro lado da margem, poderá relaxar e contemplar por algum tempo a beleza do lugar.