Quando se fala em Uruguai algumas cidades são sempre lembradas, uma dela é Colonia del Sacramento. Charmosa pela arquitetura com um mix da influência espanhola e portuguesa, a parte velha de Colonia guarda as lembranças de um tempo em que esse território, por sinal estratégico, foi palco de batalhas entre Espanha e Portugal. Alguma duvida de que esse lugar é de arrancar suspiros?!
Mas vamos lá! No nosso roteiro pelo Uruguai reservamos 1 dia para Colonia eu diria que é suficiente para conhecer o básico. Contudo, se tiver tempo e quiser relaxar, pode reservar mais alguns dias sem medo. Saímos cedinho de Montevidéu e andamos mais ou menos 180km até Colonia, o trajeto de carro é super tranquilo. Ficamos hospedados mais para centro da cidade no hostel Sur Hostel, não tão distante da parte antiga da cidade, mas é uma boa pernada para ir caminhando. Nós optamos por ir até o lado histórico de carro mesmo, mas caso você não esteja de carro e queira se locomover com facilidade, algumas locadoras possuem uma espécie de carros de golf para alugar. É muito comum ver os turistas de cima pra baixo nesses carrinhos.
O charme de Colonia se concentra nessa parte antiga à beira do Rio da Prata. As ruazinhas de pedra, prédios espanhóis e portugueses, o que restou da antiga muralha e seu portal construídos no século 18, as lajotas com o nome das ruas, as luminárias, enfim… um lugar apaixonante!
Chegando lá, quem nos recebe é o Portón de Campo, o portão da cidade cercado por parte da muralha. Dalí para frente tudo é história. Seguindo pela esquerda, acompanhando a muralha, chegamos em uma mar de água doce, o Rio da Prata separando Colonia del Sacramento de Buenos Aires.
Seguindo pela cidade, a Calle de los Suspiros é um dos pontos alvo de fotos e mais fotos. Um ruazinha marcada por uma casa rosada com uma luminária de contrates, bem em uma esquina. Esse nome, diga-se de passagem, segundo alguns foi dado por ser a rua onde os que aportavam no Prata passavam depois de longas jornadas e as moçoilas da época suspiravam apaixonadas. A outra versão, conta que era o caminho que os negros trazidos da África passavam para ir ao mercado de escravos.
Contam que depois do risco de morte, em função das más condições da época durante a longa viagem, eles suspiravam de cansaço e “alívio” por estar em terra firme.
Seguindo por ali, fomos em direção a Plaza Mayor, o centro da antiga Colonia. Na região encontram-se alguns restaurantes, lojinhas, o farol e a Casa do Vice-Rei, também tem museus. Essa é o tipo de cidade em que é ótimo ter um guia ou livrinho para que você veja quais são as atrações, mas não se prenda a um roteiro. O melhor de conhecer Colonia foi caminhar por suas ruas e ir descobrindo os lugares que havíamos visto no guia. Uma surpresa a cada esquina. Inclusive mesas de restaurante dentro de carros antigos, já imaginou?
Para fechar, um espetacular fim de tarde no Rio da Prata. Em frente a um bar que imita um moinho, existe um mirante em que conforme a tarde vai caindo as pessoas vão chegando para apreciar o lindo por do sol, com sorte ainda ver de longe uma das embarcações seguindo para Buenos Aires. Depois que a noite chega? Dá para curtir um pouco dessa cidade apaixonante tomando aquela cervejinha em um dos animados bares e restaurantes por ali.
Deu vontade de conhecer? Não passe vontade não! Vale a pena.
E mais uma vez a Nuc Clothing acompanhando a gente. Dessa vez com a camiseta Born to Travel. Vá conferir #Vádenuc