O Uruguai vem crescendo cada vez mais na produção de vinhos no cenário mundial. Geograficamente, o país está localizado em uma região que favorece bastante a qualidade dos seus vinhos, pois está entre os paralelos 30° e 35° de latitude sul, junto com Argentina, Chile, Africa do Sul, Nova Zelândia e Australia, vinhos do Novo Mundo.
A uva mais emblemática do país é sem duvidas a Tannat, com origem da França e grande responsável por colocar o Uruguai no mapa dos melhores vinhos do mundo, esta variedade vem fazendo um sucesso danado. Atualmente, é no Uruguai que se cultiva a maior parte da produção de Tannat do mundo.
Não para menos, os vinhos produzidos a partir desta uva são mais encorpados e mais potentes. Para quem não está tão habituado com os tintos ou para os que prefiram vinhos mais leves, esta pode ser uma opção que não agrade totalmente ao paladar, mas sem dúvidas, é um vinho que vale a pena experimentar.
Em vinhos desta uva se nota mais o alto nível de taninos (aquele saborzinho do chá preto sem açúcar), para equilibrar essa sensação, você pode harmonizá-lo com algum prato com mais gordura. Mesmo um churrasco é uma boa pedida. E na sequência você vai conhecer um pouco do perfil desta uva.
Veja mais sobre vinhos e destinos neste post – Vinhos e enoturismo