Ainda sobre nossa roadtrip  no Uruguai (que fizemos no ultimo carnaval) está faltando falar sobre nossa passagem por Montevidéu, a capital Uruguaia.

Montevidéu

Montevidéu

A princípio saímos de Cabo Polônio com a intenção de dormirmos em Piriápolis. Aliás, dessa vez tentamos não nos prendermos muito a um roteiro, por isso acabamos deixando em aberto este terceiro dia de viagem, ou seja, não tínhamos reservas em lugar algum. Neste dia vimos o lindo por do sol em Piriápolis e resolvemos seguir direto para Montevidéu, pois a cidade parecia abarrotada de turistas. Não seria muito fácil encontrar um lugar para ficar e Monteviéu estava há apenas 100km.

Chegando ao nosso destino eis que a caçada começava: a procura por qualquer lugar para passar a noite. Antes de ir havíamos lido em algum lugar, que no carnaval Montevidéu fica super vazia, não foi o que pareceu. Passamos no hotel que tínhamos reserva para o outro dia – lotado.  Na mesma área passamos por mais uns 5 hotéis, todos cheios. Rodamos Montevidéu  de cima pra baixo, literalmente, e nada de encontrar uma cama sequer. Já passava de 1h da manhã quando estávamos quase desistindo e decidimos voltar para a região do aeroporto para fazer uma busca por lá. Finalmente conseguimos informações em um posto de combustível que nos indicaram um lugar, bem estranho (diga-se de passagem). O importante é que tínhamos nossa garrafa de vinho e um chuveiro para tomar banho, no fim estava tudo certo.

Pontos - Ciudad Vieja e Centro

Pontos – Ciudad Vieja e Centro

Passada a emoção da chegada, fomos enfim conhecer o que a capital uruguaia tinha para nos oferecer. Começamos com um tour pela Bodega Bousa (post aqui) e depois, como nosso guia na mão, fomos desbravando alguns pontos da cidade. Nosso foco foi a região da Ciudad Vieja,  pois estava relativamente próximo aos pontos que gostaríamos de ver. Estes aqui:

1. Plaza Cagancha – foi onde nos hospedamos. Fica no centro, mas é bem próxima a Ciudad Vieja. Foi um ótimo palpite para hospedagem, pois acabamos descobrindo que era perto de tudo. Até fomos de carro ao Mercado del Puerto, mas se quiséssemos ir a pé daria também. Além do mais a praça é uma graça, cheia de árvores e bem compacta.

2. Fuente de los Cadeados – Mais um simbolo de amor pelo mundo. Hoje a fonte já está coberta por juras de amor de todo lugar. Quando chegamos para fotografá-la era bem cedo, estava ainda vazia. Mas não demorou muito para encher de gente. A fonte fica há duas quadras da Plaza Cagancha (calle Yi com a 18 de Julio).

3. Plaza Fabini –  O lugar mais animado que passamos (sem querer). A praça super agitada, tem até um quiosque cafeteria, tem gente tomando o famoso mate,  tem criança correndo e tem uma galerinha arrebentando no tango. Achamos um máximo aquilo.

4.Plaza Independência – Um marco entre a antiga Montevidéu, a Ciudad Vieja e a Montevidéu moderna. Inclusive, é onde está a Puerta de la Ciudadela, um portão para a cidade antiga. Essa praça conta ainda com uma imponente estátua de herói nacional General Artigas, onde no subsolo existe o Mausóleo de Artigas que guarda seus restos portais. O Mausoléu é aberto à visitação. Além disso, a praça é rodeada por edifícios grandiosos e importantes para a história uruguaia.

5. Mercado del Puerto – O lugar para encontrar gringos de toda parte. Este é um lugar imperdível em Montevidéu, principalmente se você quer experimentar a famosa e tradicional parrillada. Lá tem comida, tem vinho, tem souvenirs e tem muta cerveja gelada. Ideal para almoçar ou passar o fim de tarde, observando o movimento.

6.  The Shannon Irish Pub – Não seriamos nós se não procurássemos um Irish Pub por lá, encontramos e aprovamos. Este pub está aberto todos os dias e com ótimo atendimento. Muitas cervejas, alguns driks diferentes e uma boa carta de petiscos. O visual? Atende ao esperado, nos sentimos em um pub irlandês.

 Além desses lugares, conhecemos também o Santuário Del Sagrado Corazón de Jesús, quando voltávamos da Bodega Bouza, pois era mais ou menos caminho. É um templo inspirado na Sacre Coeur de Paris, mas na versão avermelhada. É bem interessante e também fica em uma parte alta de Montevidéu, de longe ela parece uma pouco maior.

Santuario Nacional del Sagrado Corazón de Jesús

Santuario Nacional del Sagrado Corazón de Jesús

E este foi nosso passeio por Montevidéu, mas claro conhecemos ainda bem pouco dessa capital. Só suficiente para nos convencermos a voltar a este país que em poucos dias nos conquistou sem muito esforço.

DCIM101GOPRO

Um brinde ao Uruguai