Site icon Destino Algum

You are travelling and your passport was stolen? Look what you should do

Um post que fez sucesso por aqui foi sobre quando fomos furtados em Barcelona e levaram nossos passaportes (este post aqui). É triste mas acontece.

Só para contextualizar, nós estávamos no final da peregrinação à Santiago de Compostela, passando alguns dias em Barcelona antes de voltar para Dublin, onde até então estávamos morando. No checkout do hostel, 6 horas antes do nosso voô o incidente aconteceu. E agora? O que fazer?

Primeiro: Se acalme, não é fácil ter suas coisas tiradas de você, mas é preciso tranquilidade para agir corretamente.

Segundo: Procure o posto policial mais próximo. Você precisará de um BO para dar prosseguimento a qualquer coisa, ainda mais fora do seu país.

Terceiro: Vá até o consulado ou embaixada e faça o pedido do seu passaporte. E ai que vem o problema e solução. Você precisa de um documento de identificação. No nosso caso, levaram todos. Aliás, o Leonardo ainda estava com a habilitação internacional, já eu (tsc tsc tsc).  A sorte é que como eu havia enviado meus dados digitalizados por email para a escola de inglês de Dublin, eu encontrei a cópia do meu passaporte no email. Caso contrário eles não poderiam expedir um passaporte novo.

Agora, o valor pago é um pouco salgado. Nós pagamos 160,00 Euros em cada. E claro, como pagar se levaram tudo? Bem amigos, aí é preciso dar seus pulos. Nós estávamos na pior situação possível naquele dia, sem nada. Precisamos entrar em contato com amigos aqui do Brasil para que transferissem o dinheiro para alguém do consulado e assim liberassem a emissão dos passaportes. Porém, se você está retornando ao Brasil, ou decidiu não continuar sua viagem de tanto estresse, você pode ter uma solução mais em conta. A solução chama-se Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), é gratuita e só pode ser utilizada uma vez, só para o retorno ao Brasil. No consulado ou embaixada é só mostrar seu documento de identificação, o BO e explicar direitinho. No nosso caso, teríamos ainda que voltar para Dublin, então precisaríamos mesmo do passaporte.

Esse passaporte de emergência é caro e só vale por 1 ano, então cuide dos seus documentos com todo carinho possível.

Dicas uteis:

Links úteis:

E uma ultima observação. Em Barcelona a equipe toda do consulado foi o máximo. Se quiser saber como foi na integra esse dia, só clicar aqui.

Have a safe trip!

Nada como embarcar depois de um dia assim!