Site icon Destino Algum

Letônia: Riga no Natal (sem roteiro)

A pergunta mais pedida (e com algum espanto) quando eu dizia que passaríamos o Natal na Letônia: “Sério, Letônia?! Vai fazer o que lá”? – Para quem não sabe, a Letônia forma parte do trio dos países bálticos, junto à Estônia e Lituânia. Não é raro encontrar roteiros montados em que o objetivo é passar pelos três países em uma batida só, já que a distância total é relativamente pequena. São aproximadamente 600km de Talín a Vilnius, capitais da Estônia e Lituânia, respectivamente, passando também por Riga.

House of the Blackheads

Voltando à Letônia. O país, além de outras façanhas, possui uma carga histórica bastante rica. Porém, no entanto, todavia, o motivo que de fato nos engajou nessa viagem foi por ter sido ali registrada a primeira árvore de natal pública da história.

Para quem não sabe, eu amo a vibe do Natal. Amo as luzes, as decorações, o vinho quente dos mercados de natal, as musiquinhas pegajosas, enfim… tudo. Por isso, sabendo que a tal primeira árvore de natal teria seu espaço reservado em uma das praças de Riga, foi para lá que partimos.

Freedom Monument

Um pouco de contexto histórico:
Já ouviu falar da “Baltic Way” – Caminho do Báltico? Os países Bálticos, por 50 anos, foram alvos de ocupação tanto nazista quanto soviética. Letônia, Lituânia e Estonia sofreram muito com essas ocupações, inclusive durante a Segunda Guerra Mundial. Por fim, após anos de manifestações populares, em 1989, dois milhões de habitantes, dos três países ,se uniram em um cordão humano. Um protesto pacífico e gigante contra a ocupação da União Soviética da época. Este cordão atravessou os 3 países, passando por suas capitais (os aproximadamente 600km). O Baltic Way finalmente chamou a atenção do mundo para a situação desses países. Após algum tempo, com a pressão do resto do mundo, o trio começou então a recuperar suas independências como Estado.

O Natal é a época em que você verá os mercados de natal fofíneos, nós fomos a dois – Mas devo admitir que esperava mais. Minhas expectativas com mercados de natal e decorações são sempre muito altas. É o tipo de opinião bastante tendenciosa, não a considere minha como verdade absoluta. – O mais bonito fica em frente à catedral, o Doma laukums, com direito a comidas, vinho quente e papai noel ao estilo . O outro mercado é o Esplenāde Park. Este é um pouco mais distante do centro histórico e o atrativo principal é uma vila de coelhos.

Olha ela! Este é o local onde a primeira árvore de Natal foi montada 🎄🌲

Em relação à hospedagem, mesmo nesta época do ano, os preços são bem atrativos se comparados a cidades como Barcelona ou Paris. O centro histórico de Riga é pequeno. Se você se hospedar nesta área, provavelmente fará todos os passeios a pé. Muitos lugares são curiosos, mas você vai passar pelo lugar, entender um pouco e seguir caminho. Por isso, Riga parece ser uma boa cidade para uma viagem de descanso e de baixo custo (claro, descansar é relativo).

Doma laukums

Highlights: coisas para ver e fazer

A lista de lugares para visitar não pára por aqui. Ainda tem o museu da KGB, o Gueto e o Museu do Holocausto, a Pētera baznīca (Igreja de São Pedro).

Comes e bebes
O centro histórico de Riga é bastante vivo, cheio de restaurantes e bares que aquecem as noites frias de inverno. Escrevendo este post, me dei conta do quando aproveitamos essa viagem para bater perna sem pressa, explorar sem checklist e relaxar nos bares locais.
Dica: Não deixe de experimentar a bebida típica local, o Black Balsam.

Fique agora com esta mistura de Brasil com Letônia. Dê o play!
Viva à Arte! Viva à Cultura!!!!

 

https://destinoalgum.com.br/wp-content/uploads/2020/05/riga-brazil.mp4