Site icon Destino Algum

Barcelona | ver neve em Vall de Núria

Normalmente, quem planeja vir a Barcelona não coloca na lista de prioridades ver a neve, mas saiba que com disposição para uma “escapadinha” de um dia é possível se divertir na estação de esqui de Vall de Núria, há pouco mais de 100km da capital catalã, nos Pirineus.

Nossa experiência começou sem muita pretenção de neve ou esqui. Somente pretendíamos passar dois dias do nosso feriado prolongado de páscoa em um lugar tranquilo. Foi aí que encontrei (nem me lembro como) uma montanha relativamente próxima de casa e pensei “aí vamos nós!”. Vi que tinha um hotel na montanha/estação de esqui -que no momento não sabia ao certo como funcionava- mesmo assim pesquisei melhor e vi que na realidade nosso trem iria até ao “pueblo base”, Ribes de Freses, 10km da estação. E é ai que a história começa.

Tinhamos a intensão de passar o dia em um lugar bonito para tirar fotos e desconectar. Depois para não ter o desgaste de voltar exaustos para casa, dormir por lá e voltar com calma no outro dia. Decisão de sucesso, apesar de ser um bate e volta, saindo de Barcelona, super tranquilo. Passamos o dia na estação, descemos para o pueblo, jantamos num bar super bonitinho e no outro dia deu para explorar um pouco a pequena e tranquila cidade.

Tudo branco

Vamos ao prático?

Quando tem neve?

Vai de dezembro à abril.

O que tem em Vall de Núria no inverno?

Vall de Núria é um lugar muito completo para mim. Grande parte das pessoas vão até lá para efetivamente para esquiar, mas muitas vão para passear e brincar na neve. A estação, pelo que soubemos, é pequena – mesmo assim para pessoas com zero de experiência como eu, pode ser motivo suficiente para deixar para próxia – são 3 pistas com todo tipo de dificuldade (dito por mim, leiga no assunto). Mas que isso o lugar conta com:

Quando vimos que talvez seria legal esquiar também deixamos a opção em aberto, mas chegando lá decidimos que iríamos preparar o psicológico para o próximo inverno. O receio de fazer isso foi de o passeio ficar monótono demais, felizmente foi o contrário. Conhecemos bem o lugar, com tempo para relaxar e tirar muitas fotos.

Chegando em Vall de Núria:

Saindo de Barcelona, da estação Sants, Plaza Catalunya ou Arc de Triomf, você deve comprar o ticket para Ribes de Freser. É legal tentar combinar com o horário da cremallera. Mas não se engane, pode ter muita gente para comprar ou trocar o ticket online no guichê, então conseguir chegar em Ribes e já embarcar é tarefa bem difícil. Você pode consultar aqui os horários da R3 e aqui os da cremallera. O trem demora mais ou menos 2.30h e a cremallera mais 40min, por isso é bom sair bem cedinho de Barcelona.

O que é cremallera? Traduzindo do espanhol é nosso querido zipper! Mas aqui usamos para esses “trens” que usam, de uma forma bem resumida, o mesmo mecanismo para (normalmente) subir montanhas. É um meio de transporte que volta e meia você vai se deparar por aqui.

Chegando em Ribes de Freser, você andará alguns metros para chegar na estação da cremallera Ribes-Enllaç e é lá que você compra ou troca o voucher dos tickets da estação. Apesar de parecer que não tem cafeteria próxima, a estação conta com maquinas de café, biscoitos, água, etc… e depois é esperar o horário. A estação de trem conta com uma sala de espera com cadeiras e calefação (importante no inverno) e é possível comprar o ticket de volta à Barcelona na máquina de autoatendimento e com cartão.

Atenção: para ir para Ribes de Freser, o trem é sentido La Tor De Querol e para voltar para Barcelona o sentido é L’Hospitalet De Llobregat.

Como não amar?

Cuanto custa?

A gente conta:

O que? Simples € Ida e Volta €
Trem Barcelona Plaza Catalunya – Ribes de Freser 9,10 18,20
Cremallera (adultos) 15,50  24,80
Cremallera + Forfait  – 27,00
Restaurante Hotel – Buffet livre – (sem bebida) 21,50  –
Hostel em Ribes de Freser – quarto duplo 68,00

Ultimas dicas:

Interessou? Dá mais uma olhadinha nas fotos do inicio do post que você vai se encantar.