Home » Chile » Valparaíso – dicas para quem pensa em conhecer a cidade

Valparaíso – dicas para quem pensa em conhecer a cidade

Quando começamos a pensar no nosso roteiro pelo Chile, além de visitar o Atacama, colocamos de cara Valparaíso e Viña del Mar na lista. Porém, diferente de muita gente, resolvemos conhecer ambas cidades com calma, sem a correria do bate volta. Posso adiantar que a decisão foi ótima!

destino-algum-valparaiso-21

 

Tipo Poesia

Tipo Poesia

Mas para começar vamos às informações básicas. Valparaíso é uma cidade litorânea, vizinha à Vinã del Mar (quase colada) e mais ou menos há 100km de Santiago. Se estiver em Santiago, chegar lá é fácil: você pode pegar um ônibus e chagar lá em mais ou menos 1.30h. A nossa sugestão é ir até o Terminal Alameda (é só pegar o metrô e descer na estação Universidad de Santiago) e pegar o próximo ônibus em direção à Valpo. Nós fomos pela Turbus e pagamos mais ou menos 2.500 pesos cada um.

Chegando no terminal rodoviário de Valparaíso, de cara não dá pra entender o que a cidade tem para oferecer. Nós escolhemos ficar hospedados no Cerro Alegre, mas não sabíamos absolutamente nada sobre a cidade (essa foi uma das viagens menos “organizadas” e mais divertidas). Resolvemos caminhar da rodoviária até nosso B&B, quase 3 km (se não estiver disposto, esqueça…pegue um táxi), mas o pior foi quando chegamos aos pés do cerro e tivemos que encarar a subida com as mochilas. Tudo isso porque ainda não conhecíamos quase nada, pois o que mais tem nos cerros de Valpo são os ascensores, no nosso caso tinha um há mais ou menos 100m de onde subimos, o Ascensor Reina Victoria.

As construções em formato de barco
As construções em formato de barco

Depois da via sacra, finalmente pudemos parar para conhecer a região. Fiquei de boca aberta, tudo tão colorido, tão alegre, as ruazinhas, a animação dos restaurantes. Como chegamos no  meio da tarde, só deu tempo de dar uma voltinha e jantarmos. Comemos um ceviche sensacional no Cocina Puerto, além da comida boa, o ambiente também é super agradável.

No outro dia, por indicação da dona do B&B, fizemos um freetour que vale muito a pena, pois passamos e conhecemos a história de muitos cantinhos do Cerro Alegre, finalizando no porto. O tour sai todos os dias às 10h e às 15h, com grupos em inglês e espanhol. Depois do passeio, dá até para esticar até o Cerro Concepción e conhecer o ascensor que tem o mesmo nome. Saindo do ascensor você terá uma vista maravilhosa e também uma pequena feira para souvenires.

destino-algum-valparaiso-20

Com o freetour, dá pra conhecer bastante da região em um tempo reduzido. Como nós ainda tínhamos um tempo para ficar por lá, acabamos só voltando nos lugares que achamos mais legais, a escadaria de piano e as paredes grafitadas tem muito destaque nessas escolhas.

Have fun
Have fun

Para quem gosta de cerveja artesanal, bem em frente ao ascensor Reina Victoria, encontramos a Altamira Brewery, uma cervejaria que, segundo consta, é a primeira nacional fundada por um irlandês. Para os cervejeiros de plantão, o lugar foi testado e aprovado.

Resumindo, se nos perguntarem: “Vale a pena passar mais de meio período em Valpo?” Vale muito, pra gente a cidade foi apaixonante, mas claro, tudo depende de preferências.

Cervejaria Altamira
Cervejaria Altamira

Ainda está curioso? Veja mais fotos na nossa galeria 🙂

Sobre DestinoAlgum

DestinoAlgum

Veja também

O que fazer em Montserrat | Um bate-volta saindo de Barcelona

A capital catalã está no seu roteiro das próximas férias? Mas só Barcelona? Se sua …

4 Comentários

  1. Só vou dizer uma coisa: fiquei completamente apaixonada por Valpo!!!!!!!

  2. Olá! Onde estão as escadas coloridas? E quanto é interessante pagar no freetour?

    • DestinoAlgum

      Oi, Cauhana. Tudo bem?

      Essas escadas ficam em Cerro Alegre, mas a localização exata não lembro de cabeça. Elas são famosas, assim como os degraus de piano. Se você fizer o freetour não tem erro, eles passam por lá. Como tem muita coisa legal em Cerro Alegre, eu aconselho a fazer sim esse tour guiado para não perder nada.
      Quanto pagart vai depender de cada um mesmo, o quanto você achar justo e do quanto pode pagara.

      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *