Home » Irlanda » Trilha Bray Head – um walkcliff na Irlanda

Trilha Bray Head – um walkcliff na Irlanda

DSCN3115

Faz um tempinho que voltamos da Irlanda, mas certas coisas não mudam e sempre valem a pena ser assunto. No caso, hoje nosso assunto é hiking e é na Ilha Esmeralda.

Que a Irlanda é cheia de paisagens encantadora, acredito que todo mundo já sabe, mas arrisco a dizer que para poder ver tudo isso é preciso sair um pouco da região do Temple Bar e conhecer as redondezas. Então lá vamos nós, que tal fazer uma caminhada beirando os cliffs (penhascos), se deslumbrando e sem precisar ir muito além de Dublin?! Simples, é só chegar em Bray.

Lá está a Cruz!
Lá está a Cruz!

Se locomover na Irlanda é simples. Neste caso você só precisa ir até a estação de trem (DART) e pegar o que vai em direção a Bray. Tem trem a todo momento, percurso dura em média de 45min e custa menos de 4 €(o trecho).  Chegando na estação, atravesse os trilhos (pela passarela), vire a direita e adivinha só? Você estará na praia! Bray está na costa irlandesa, mas não se anime, é frio e a praia é de pedra. Contudo, no mínimo interessante.

Seguindo pela praia você irá em direção ao monte que é o ponto de inicio da trilha. Daí você terá duas opções, ou seguir para Greystones ou subir ao topo desse monte, Bray Head, e ver que louca é a vista la de cima. Nós fizemos os dois!

A praia de pedra em Bray
A praia de pedra em Bray

Subimos para o topo da Bray Head, para chegar na tão esperada cruz. É uma subida bem cansativa e pode estar úmido dependendo da época (Irlanda, úmida!?). Cansa, venta muito lá no topo, se não estiver com agasalho adequado, vai passar frio, porém… É uma vista incrível. Vale cada pernada!  A distância para subir não é muita.. deve estar em torno de 2-3 km ida e volta (se alguém souber a distância exata, por favor corrijam-me).

Rumo a Greystones
Rumo a Greystones

Ok, hora de continuar… Rumo aos 7km até Greystones (easy). A trilha realmente é tranquila e muita gente faz. Boa parte do caminho é uma estradinha antiga que costeia o mar e um pouco mais abaixo ainda tem uma antiga linha ferroviária -que ainda funciona, algumas ruínas de pedra. Uma curiosidade, esse caminho nasceu durante a construção dessa linha ferroviária em 1840, para possibilitar a locomoção dos trabalhadores e equipamentos.

Simples assim
Simples assim

Vencidos os 7km você estará em Greystones, outra cidadezinha irlandesa linda. A trilha acaba no rumo da estação, então não se preocupe, é só andar mais um pouco que estará quase em casa. Ou, sempre tem a opção de tudo acabar em pub.

Informações uteis:

  • A trilha é muito bem sinalizada e de dificuldade baixa.
  • Para saber os horários e valores dos trens : www.irishrail.ie
  • Um pouco da história da trilha: www.bray.ie
  • Altitude até a cruz + ou – 240m
  • Altitude até Greystones 130m
  • O ideal é esperar a primavera ou o verão para poder pegar uma época mais seca.
  • No trem de Dublin a Bray vá do lado esquerdo (dica de amigo).
E a animação continua!
E a animação continua!

 

Sobre DestinoAlgum

DestinoAlgum

Veja também

Girona - a Muralha

O que fazer em Girona? um bate e volta medieval pertinho de Barcelona

Para que gosta de se sentir imerso em história e adora aquele tipo de arquitetura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *