Home » Aventura » Trilha Ratones – Costa da Lagoa [Floripa]

Trilha Ratones – Costa da Lagoa [Floripa]

Como dizem por ai “Casa de ferreiro, espeto de pau”. Adoramos uma trilha e moramos em Floripa há  quase dois anos, um paraíso para quem curte o estilo outdoor, porém nesse tempo exploramos bem pouco das trilhas que existem por aqui. Graças à Luiza do Fui Acampar (nossa companheira de RBO) no início deste mês conhecemos mais um cantinho muito legal da ilha e ainda melhor, bem pertinho de casa: a trilha de Ratones à Costa da Lagoa.

Vista da Lagoa da Conceição do topo da trilha

Esse caminho, que corta um pedaço preservado da Mata Atlântica, é bem antigo, dizem inclusive que é dos tempos da colonização e é utilizado até hoje, não só por esporte mas também por moradores locais. Pelo que se sabe, era feito por ali o transporte da produção agrícola da região, até mais ou menos a década de 70. Nossa caminhada terminou na Costa da Lagoa, porém essa trilha dá acesso também a Praia do Saquinho, seguindo pela esquerda em uma bifurcação, ou à Lagoa da Conceição, continuando a caminhada pela direita.

Informações uteis
Informações uteis – Runtastic app

O ponto inicial da trilha – sentido Ratones -> Costa da Lagoa- é no Canto do Moreira em Ratones, no norte da ilha, de carro bem fácil de achar. Tem uma placa avisando o início da trilha, mas tem também a possibilidade de andar um pouco mais de carro, começando a trilha um pouco mais próximo de onde a mata fica fechada. Nós achamos meio arriscado vencer as condições da estrada e preferimos não arriscar, estacionamos próximo à placa mesmo e encontramos a Luiza e o Lucas nesse ponto pouco mais à frente. Tudo certo, seguimos com a caminhada.

A trilha é fácil, falta de preparo físico não é desculpa. São mais ou menos 2,5 km, com uma subida gradativa e mais longa na ida e depois uma descida mais inclinada. No topo do morro a vista é de tirar o folego e dá pra ver boa parte da Lagoa, quando se chega nesse ponto, depois é morro abaixo. No final da descida chegamos à Costa da Lagoa, onde tem uma variedade de charmosos restaurantes à beira da Lagoa, se estiver calor dá até para encarar um mergulho. Nós preferimos só descansar um pouco e voltar a pé pelo mesmo caminho. Afinal a conversa tava boa, ainda tínhamos pique e estávamos ali para andar e apreciar a natureza.

Quer saber como pegar o barco para a Costa da Lagoa? Veja nesse post

Se interessou? Então seguem algumas informações:

Como chegar: Ratones fica no norte da ilha e tem acesso pela SC 401, no bairro basta seguir até o final da Estrada Bento Manuel Ferreira.
Distância: aproximadamente 2.5 km
Elevação Máxima:165m
Tempo aproximado: + ou – 1h, em um ritmo bem tranquilo.
Como voltar: Pela mesma trilha (como fizemos), de barco em direção para o centrinho da Lagoa ou para o Rio Vermelho, ou ainda continuar a caminhada em direção ao Canto dos Araças na Lagoa. Nesse post da Luiza, que conhece melhor a região, tem algumas informações mais detalhadas sobre as possibilidades de volta.

**Para coletar essas informações nós usamos o app Runtastic.

——————————————–

Obs.: Não deixe de usar um calçado adequado. Por mais que a trilha seja curta e fácil o risco de escorregar ou torcer o pé sempre existe, é melhor não facilitar.

———————————————-

Vencemos! O prêmio foi esse visual
Vencemos! O prêmio foi esse visual

Sobre Juciara Nepomuceno

Juciara Nepomuceno
Engenheira de Computação por formação, especialista em Qualidade de Software por profissão e uma eterna exploradora por opção. Desde cedo um tanto nômade, mas há um tempinho em Floripa. Duas grandes paixões: viagens e botas de trilha! Prefiro conhecer lugares inusitados aos velhos pontos turísticos.

Veja também

#SeuDestino – 5 Motivos para levar sua família para Foz do Iguaçu

Depois de algum tempo nosso guest post #SeuDestino apresenta uma das jóias mais lindas do …

2 Comentários

  1. Olá, vi num site que é cobrado (50,00). Procede, ou é de graça?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *