Home » Aventura » Isla del Sol – trilha no Titicaca

Isla del Sol – trilha no Titicaca

Hiking Isla del Sol
Hiking Isla del Sol

Se você é do tipo que gosta de trilhas e está viajando pela Bolívia, vai gostar bastante da trilha que faz a travessia de norte a sul da Isla del Sol, no Lago Titicaca.

Isla del Sol
Isla del Sol

Ela estava no nosso roteiro da trip Bolívia – Peru, principalmente por ser um treino para o Caminho Inca (trilha à Machu Picchu). A parte sul da ilha é uma graça e muito bem estruturada, mas de cara já deu para perceber que teríamos uma certa dificuldade por causa de algumas subidas e da altitude. O lago já está a quase 4000 m de altitude, e o pontos mais alto da ilha está mais ou menos 300 metros acima, ou seja, o esforço pouco não é.

Vamos à trilha! Bom, como dissemos essa trilha corta a ilha de norte a sul  e leva-se em média 3h (são mais ou menos 10 km) para concluí-la tranquilamente. Mas isso depende muito de pessoa para pessoa. A caminhada pode ser iniciada tanto do lado norte quanto do lado sul. O mais comum é que o pessoal  hospedado no sul (que tem mais estrutura) pegue o barco para o norte no primeiro horário (às 10h da manhã) e comece a trilha de lá.

Let's do it! O começo da trilha
Let’s do it! O começo da trilha

O maior problema, pode ser a sua mochila. Se você estiver só de passagem, precisar fazer o hiking e ir embora no mesmo dia, não é uma boa ideia levar suas coisas com você. Qualquer peso extra em uma subida pode acabar prejudicando muito. Tentar fazer ida e volta também não é uma boa. Lembre-se, se você não está acostumado com altitude, qualquer esforço físico pode te cansar 3x mais. Então o que fazer?

Olha o pedágio ai!
Olha o pedágio ai!

Se estiver no lado sul e decidir começar a trilha sentido norte-sul, você pode pedir para deixar suas coisas em um dos restaurantes, eles irão guardar sem problemas até o seu retorno. Depois é só pegar o barco para o lado norte e começar a caminhada. Mas outra opção é combinar com um dos barcos que levem sua bagagem ao outro lado (pagando bem, tudo é possível). E ainda, se você estiver hospedado no lado norte, optar por chegar ao sul pela trilha para depois voltar de barco, só tome cuidado com o horário. Os barcos coletivos tem horário de saída, se perder o ultimo, só pagando um particular.

Problema bagagem resolvido, agora é só começar. No lado norte sempre tem um grupo que inicia a trilha por volta da 11h. Um guia acompanha o grupo por uma parte, onde eles são levados a algumas ruínas mais ao norte e só então começam a trilha sentido sul. Aliás, quem não quiser fazer a trilha, pode só ir até às ruínas e voltar ao sul de barco. Nós optamos por pular essa parte das ruínas e ir direto para trilha, não foi necessário guia. O inicio é muito tranquilho e a paisagem é diferente de tudo que já tínhamos visto. Mas pouco a pouco alguma subidas vão aparecendo, mas ingrimes mesmo são duas ou três.

Hiking Isla del Sol
Hiking Isla del Sol

Atenção, no meio da trilha vai ter um nativo cobrando uma espécie de pedágio. Esse pedágio custa 15 BOL/pessoa (leve dinheiro)! Se você não pagar você vai arrumar um grande problema e dor de cabeça desnecessária. Esse pedágio te dá direito a andar pelo lado norte da ilha (no lado sul também tem isso, mas custa 5BOL). Enfim, pedágio pago vamos continuar. Só mais uma coisa, por mais que o sol pareça ameno por causa do ventinho gelado, não se engane! Queima mesmo, tente se proteger com roupas compridas e frescas, chapéu e claro, filtro solar. Eu marquei e isso me custou um rosto todo descascado depois de uns dias.

Break time!
Break time!

A reta final é um pouco cansativa, mas ao chegar ao topo do lado sul vem a recompensa. É uma vista linda do lago, inclusive é um dos melhores lugares para apreciar o pôr-do-sol. Depois disso são mais uns 20min descendo e você vai agradecer de não ter que fazer o caminho inverso (essa é a pior inclinação). Pronto, hiking Isla del Sol vencido. Nós levamos 2h30, mas demos um pique para poder pegar o barco para Copacabana. Se você não precisar, relaxe! Faça a caminhada no seu ritmo.

Uma praia à beira do Titicaca..
Uma praia à beira do Titicaca..

Conselho: o topo do lado sul é totalmente demais para se hospedar, se tiver fôlego pode ir que o sucesso é garantido.

Vale a pena o esforço!

 

Sobre Juciara Nepomuceno

Juciara Nepomuceno
Engenheira de Computação por formação, especialista em Qualidade de Software por profissão e uma eterna exploradora por opção. Desde cedo um tanto nômade, mas há um tempinho em Floripa. Duas grandes paixões: viagens e botas de trilha! Prefiro conhecer lugares inusitados aos velhos pontos turísticos.

Veja também

#SeuDestino – 5 Motivos para levar sua família para Foz do Iguaçu

Depois de algum tempo nosso guest post #SeuDestino apresenta uma das jóias mais lindas do …

2 Comentários

  1. Esse hiking da Isla del Sol é muuuito legal! Fiz há alguns anos e adorei, parece que a gente está em um outro mundo. 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *