Home » Aventura » Trilha em Howth – mais um hiking na Irlanda

Trilha em Howth – mais um hiking na Irlanda

Que a Ilha Esmeralda nos últimos anos virou destino certo para se fazer intercâmbio ninguém tem dúvida. Mesmo com as mudanças recentes na regulamentação desse tipo de visto, muita gente ainda busca a Irlanda para ser seu lar, mesmo que temporário. Além de tudo, a Irlanda sempre será referência para a festa de Saint Patrick, Pubs, Guinness e as paisagens de tirar o fôlego, ou seja, sempre será um ótimo destino de viagem também.

Mais um walk cliff - Howth
Mais um walk cliff – Howth

Nossa querida ilha, quase sempre chuvosa, nessa época de primavera/verão deslumbra qualquer um nos dias de sol e é claro que todo mundo quer aproveitar para fazer atividades outdoor, também pudera, lugares para explorar é o que não faltam. Uma opção para os lindos dias de sol, tanto para turistas quanto para quem mora lá, é fazer uma das trilhas de Howth.

Howth é um charmoso vilarejo bem próximo à Dublin. Para chegar lá o mais comum é pegar o trem (DART) que leva mais ou menos 30 minutos. Ao chegar lá, saindo da estação você estará praticamente com os pés na trilha, é só seguir em direção ao pier e começar uma das 4 rotas (verde, vermelho, azul ou roxo), sendo rota verde é a mais tranquila e a roxa a mais longa. Em todas, uma parte do caminho é costeando os Cliffs (um walk cliff), o que já compensa por qualquer esforço.

Nós fizemos, meio que por acaso, a mais longa – a roxa. Foi sim um pouco cansativo, mas estávamos em ótimas companhias, mesmo o cansaço foi motivo de risada. Fizemos logo no inicio da primavera e como é de se esperar ainda estava friozinho, mas com bastante sol, praticamente um dia perfeito para explorar um pouco dessa ilha tão linda.

Sobre dificuldades, para quem não está habituado a atividades físicas, o caminho roxo pode ser um pouco cansativo pela distância, mas em geral essa trilha não possui muitas dificuldades como subidas e descidas ingrimes. O importante como em qualquer outra trilha é levar água suficiente e também um lanche para qualquer necessidade. O caminho possui muito pontos em que a parada para apreciar o visual é inevitável, ou seja, faça sem pressa.

E pra fechar com chave de ouro, quando acabar a sua caminhada lembre-se que está na Irlanda e procure o Pub mais próximo para brindar!

Fim de trilha... poderia ser mais Irlanda?
Fim de trilha… poderia ser mais Irlanda?

Informações uteis:

Trem (DART) de Dublin para Howth – Possui muitos horários, demora mais ou menos 30min e custa mais ou menos 3 euros.

CaminhoDistânciaAscensãoTempo Estimado
Verde 6 km 130 m 1.30 – 2h
Azul 7 km 130 m 1.30 – 2h
Vermelho 8 km 160 m 2 – 3 h
Roxo 10 km 240 m 2.3 – 3.3 h

A seguir os mapas das 4 trilhas:

 

Sobre Juciara Nepomuceno

Juciara Nepomuceno
Engenheira de Computação por formação, especialista em Qualidade de Software por profissão e uma eterna exploradora por opção. Desde cedo um tanto nômade, mas há um tempinho em Floripa. Duas grandes paixões: viagens e botas de trilha! Prefiro conhecer lugares inusitados aos velhos pontos turísticos.

Veja também

Viajar barato – dicas de como economizar na Europa

Quem não gosta de viajar? Economizar viajando então, nem se fala! Você pode ser  desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *