Home » Pra onde? » Trilha Barra do Sambaqui

Trilha Barra do Sambaqui

Olá pessoal, o post de hoje é sobre uma trilha que fizemos recentemente, a trilha da Barra do Sambaqui em Florianópolis – SC. Vamos falar um pouco sobre a trilha, nossas impressões sobre ela e também sobre o que passamos durante o trecho, com destaque à da paisagem maravilhosa e no final vamos fazer uma avaliação do material utilizado.

map-trilha

A trilha tem extensão de aproximadamente 12km com algumas subidas bastante ingrimes, o nível de dificuldade é mediano, tranquilo para se fazer em 4 horas. Demos início a trilha no bairro de Santo Antonio de Lisboa em frente a igrejinha (Nossa Senhora das Necessidades) na praça Getúlio Vargas, inclusive é uma ótima opção para deixar o carro. Saimos pela rua Quinze de Novembro, seguindo pela Rua Gilson da Costa Xavier até a Estrada Isid Dutra, não tem erro!

Igreja Santo Antonio de Lisboa.
Igreja Nossa Senhora das Necessidades
Mar visto de Santo Antonio de Lisboa
Mar visto de Santo Antonio de Lisboa
Trilha beira mar
Trilha beira mar

Essa primeira parte é muito tranquila, segue pela beira mar apreciando um vista incrível. São aproximadamente 1,5 km. Apesar de ainda estar dentro da região urbana já começa a ter uma cara mais de trilha, com alguma subidas e descidas. O caminho todo é feito seguindo pela rua Isid Dutra contornando um grande morro, ainda bem! depois de uns 4Km de trilha a paisagem que temos é de muita vegetação e o mar ao fundo, uma vista muito bonita para se apreciar enquanto se recupera o folego das subidas que nesse momento são de matar.

Depois de 6Km de trilha, voltamos a Rua Gilson da costa Xavier e continuamos a trilha pela beirando o mar dentro do bairro de Sambaqui. Um bairro muito bonito, que tem como marca registrada uma ótima culinária. Difícil não desistir da trilha e se aconchegar dentro de um restaurante a beira mar, com uma cerveja gelada e um delicioso prato de frutos do mar. Mas como o foco é a trilha vamos continuar, os últimos quilômetros podem ser feitos com bastante calma e sempre que dá vontade é só parar e observar a natureza. E finalmente 12km vencidos e mais uma história para contar!

... mas a vista ao final vale a pena!!
Podem ter algumas subidas e descidas mas a vista ao final vale a pena!!

E agora como prometido, vou fazer um pequeno relato do nosso material utilizado, aproveitando contar uma novidade que está pintando no nosso blog. Recentemente pesquisando por empresas que trabalham com material de trilha e encontramos a loja Orientista, adquirimos as botas Salamon Exit Peak MID GTX e a Elios Mid Gtx 3 e nessa trilha fomos pô-las à prova.
Apesar de ser a primeira usada dela e por ainda não ter moldado com a forma dos nossos pés, o conforto é extremamente notável. Passamos por diversos terrenos e com temperatura elevada mas o conforto nos pés foi o mesmo. Não testamos a impermeabilidade delas, embora de termos sido pegos de surpresa por uma onda em uma das praias em que paramos e mesmo assim nossos pés se mantiveram secos, mas nada muito extremo. Os modelos utilizados são considerados mais urbano porem aguentam uma trilha mediana. Eu estou utilizando minha bota para tudo ultimamente e não sinto desconforto em nada. Esses e muitos outros modelos estão disponíveis em no site da loja Orientista.
A novidade é que em contato com a empresa Orientista conseguimos fazer uma parceria onde nossos leitores tem um grande desconto em todos os produtos da loja, logo logo diremos como.

Então é isso pessoal! Mais uma ótima opção de hiking para vocês.

Até o próximo destino!
1173887_503541366380820_1670821617_n

Sobre Leonardo Pache

Um cara que um dia eu teve um sonho, sair de casa! e depois outro sonho, morar no exterior, viver outra realidade, cultura e costumes, Viver!! Hoje tenho outro sonho, não parar de sonhar. Sou Engenheiro de Computação, trabalho com o desenvolvimento de sistemas, gosto do que faço e me considero bem profissionalmente. Depois de um ano sabático onde realizei um dos meus sonhos comecei a pegar gosto pelas trips, vivenciar o planejamento, traçar as rotas e até a execução do roteiro. Além de viajar fico muito feliz fazendo grandes trilhas, superando limites, me movimentando e sempre vivendo de momentos especiais.

Veja também

Girona - a Muralha

O que fazer em Girona? um bate e volta medieval pertinho de Barcelona

Para que gosta de se sentir imerso em história e adora aquele tipo de arquitetura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *