Home » Uruguai » Lugares que valem a pena conhecer em Montevidéu

Lugares que valem a pena conhecer em Montevidéu

Ainda sobre nossa roadtrip  no Uruguai (que fizemos no ultimo carnaval) está faltando falar sobre nossa passagem por Montevidéu, a capital Uruguaia.

Montevidéu
Montevidéu

A princípio saímos de Cabo Polônio com a intenção de dormirmos em Piriápolis. Aliás, dessa vez tentamos não nos prendermos muito a um roteiro, por isso acabamos deixando em aberto este terceiro dia de viagem, ou seja, não tínhamos reservas em lugar algum. Neste dia vimos o lindo por do sol em Piriápolis e resolvemos seguir direto para Montevidéu, pois a cidade parecia abarrotada de turistas. Não seria muito fácil encontrar um lugar para ficar e Monteviéu estava há apenas 100km.

Chegando ao nosso destino eis que a caçada começava: a procura por qualquer lugar para passar a noite. Antes de ir havíamos lido em algum lugar, que no carnaval Montevidéu fica super vazia, não foi o que pareceu. Passamos no hotel que tínhamos reserva para o outro dia – lotado.  Na mesma área passamos por mais uns 5 hotéis, todos cheios. Rodamos Montevidéu  de cima pra baixo, literalmente, e nada de encontrar uma cama sequer. Já passava de 1h da manhã quando estávamos quase desistindo e decidimos voltar para a região do aeroporto para fazer uma busca por lá. Finalmente conseguimos informações em um posto de combustível que nos indicaram um lugar, bem estranho (diga-se de passagem). O importante é que tínhamos nossa garrafa de vinho e um chuveiro para tomar banho, no fim estava tudo certo.

Pontos - Ciudad Vieja e Centro
Pontos – Ciudad Vieja e Centro

Passada a emoção da chegada, fomos enfim conhecer o que a capital uruguaia tinha para nos oferecer. Começamos com um tour pela Bodega Bousa (post aqui) e depois, como nosso guia na mão, fomos desbravando alguns pontos da cidade. Nosso foco foi a região da Ciudad Vieja,  pois estava relativamente próximo aos pontos que gostaríamos de ver. Estes aqui:

1. Plaza Cagancha – foi onde nos hospedamos. Fica no centro, mas é bem próxima a Ciudad Vieja. Foi um ótimo palpite para hospedagem, pois acabamos descobrindo que era perto de tudo. Até fomos de carro ao Mercado del Puerto, mas se quiséssemos ir a pé daria também. Além do mais a praça é uma graça, cheia de árvores e bem compacta.

2. Fuente de los Cadeados – Mais um simbolo de amor pelo mundo. Hoje a fonte já está coberta por juras de amor de todo lugar. Quando chegamos para fotografá-la era bem cedo, estava ainda vazia. Mas não demorou muito para encher de gente. A fonte fica há duas quadras da Plaza Cagancha (calle Yi com a 18 de Julio).

3. Plaza Fabini –  O lugar mais animado que passamos (sem querer). A praça super agitada, tem até um quiosque cafeteria, tem gente tomando o famoso mate,  tem criança correndo e tem uma galerinha arrebentando no tango. Achamos um máximo aquilo.

4.Plaza Independência – Um marco entre a antiga Montevidéu, a Ciudad Vieja e a Montevidéu moderna. Inclusive, é onde está a Puerta de la Ciudadela, um portão para a cidade antiga. Essa praça conta ainda com uma imponente estátua de herói nacional General Artigas, onde no subsolo existe o Mausóleo de Artigas que guarda seus restos portais. O Mausoléu é aberto à visitação. Além disso, a praça é rodeada por edifícios grandiosos e importantes para a história uruguaia.

5. Mercado del Puerto – O lugar para encontrar gringos de toda parte. Este é um lugar imperdível em Montevidéu, principalmente se você quer experimentar a famosa e tradicional parrillada. Lá tem comida, tem vinho, tem souvenirs e tem muta cerveja gelada. Ideal para almoçar ou passar o fim de tarde, observando o movimento.

6.  The Shannon Irish Pub – Não seriamos nós se não procurássemos um Irish Pub por lá, encontramos e aprovamos. Este pub está aberto todos os dias e com ótimo atendimento. Muitas cervejas, alguns driks diferentes e uma boa carta de petiscos. O visual? Atende ao esperado, nos sentimos em um pub irlandês.

 Além desses lugares, conhecemos também o Santuário Del Sagrado Corazón de Jesús, quando voltávamos da Bodega Bouza, pois era mais ou menos caminho. É um templo inspirado na Sacre Coeur de Paris, mas na versão avermelhada. É bem interessante e também fica em uma parte alta de Montevidéu, de longe ela parece uma pouco maior.

Santuario Nacional del Sagrado Corazón de Jesús
Santuario Nacional del Sagrado Corazón de Jesús

E este foi nosso passeio por Montevidéu, mas claro conhecemos ainda bem pouco dessa capital. Só suficiente para nos convencermos a voltar a este país que em poucos dias nos conquistou sem muito esforço.

DCIM101GOPRO
Um brinde ao Uruguai

 

Sobre Juciara Nepomuceno

Juciara Nepomuceno
Engenheira de Computação por formação, especialista em Qualidade de Software por profissão e uma eterna exploradora por opção. Desde cedo um tanto nômade, mas há um tempinho em Floripa. Duas grandes paixões: viagens e botas de trilha! Prefiro conhecer lugares inusitados aos velhos pontos turísticos.

Veja também

Roadtrip pelo litoral do Uruguai – dicas práticas

Para finalizar os post sobre nossa Road Trip pelo Uruguai vamos falar um pouquinho sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *