Home » Brasil » Passaporte roubado no meio da sua viagem? Veja o que fazer!

Passaporte roubado no meio da sua viagem? Veja o que fazer!

Um post que fez sucesso por aqui foi sobre quando fomos furtados em Barcelona e levaram nossos passaportes (este post aqui). É triste mas acontece.

DSCN2037

Só para contextualizar, nós estávamos no final da peregrinação à Santiago de Compostela, passando alguns dias em Barcelona antes de voltar para Dublin, onde até então estávamos morando. No checkout do hostel, 6 horas antes do nosso voô o incidente aconteceu. E agora? O que fazer?

Primeiro: Se acalme, não é fácil ter suas coisas tiradas de você, mas é preciso tranquilidade para agir corretamente.

Segundo: Procure o posto policial mais próximo. Você precisará de um BO para dar prosseguimento a qualquer coisa, ainda mais fora do seu país.

Terceiro: Vá até o consulado ou embaixada e faça o pedido do seu passaporte. E ai que vem o problema e solução. Você precisa de um documento de identificação. No nosso caso, levaram todos. Aliás, o Leonardo ainda estava com a habilitação internacional, já eu (tsc tsc tsc).  A sorte é que como eu havia enviado meus dados digitalizados por email para a escola de inglês de Dublin, eu encontrei a cópia do meu passaporte no email. Caso contrário eles não poderiam expedir um passaporte novo.

Agora, o valor pago é um pouco salgado. Nós pagamos 160,00 Euros em cada. E claro, como pagar se levaram tudo? Bem amigos, aí é preciso dar seus pulos. Nós estávamos na pior situação possível naquele dia, sem nada. Precisamos entrar em contato com amigos aqui do Brasil para que transferissem o dinheiro para alguém do consulado e assim liberassem a emissão dos passaportes. Porém, se você está retornando ao Brasil, ou decidiu não continuar sua viagem de tanto estresse, você pode ter uma solução mais em conta. A solução chama-se Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), é gratuita e só pode ser utilizada uma vez, só para o retorno ao Brasil. No consulado ou embaixada é só mostrar seu documento de identificação, o BO e explicar direitinho. No nosso caso, teríamos ainda que voltar para Dublin, então precisaríamos mesmo do passaporte.

Esse passaporte de emergência é caro e só vale por 1 ano, então cuide dos seus documentos com todo carinho possível.

Dicas uteis:

  • Tenha em algum lugar a lista de consulados ou embaixadas brasileiras dos países que você vai visitar.
  • Xerox ou os documento digitalizados sempre (se possível ande só com as cópias e deixe os documentos em lugar seguro)
  • Os sites que consultamos sobre emissão de documentos de emergência falam sempre que você precisa dos documentos de identificação, mas na realidade se você tiver sido roubado e só tiver uma cópia em mãos ou digitalizada, você também consegue a emissão do documento, basta explicar direitinho.
  • No posto policial você estará falando com nativos, se não conhece o idioma, peça ajuda a alguém que fale tanto um idioma que você conheça, quanto o idioma local.
  • Guarde o BO com sua vida e mostre-o sempre que precisar explicar a situação (incluindo na imigração).
  • Seguro de viagem, alguns seguros oferecem o serviço completo em caso de roubo, mas você precisará interagir de qualquer maneira. Eles apenas irão dar o suporte.
  • Pesquise sobre os lugares que você vai. A Europa tem uma outra cultura sim, mas nem por isso não existem aproveitadores. Cuidado é bom em qualquer lugar. Barcelona é um dos lugares com maior índice de furtos como o nosso… Enquanto tentávamos resolver nossa situação no consulado, mais um brasileiro apareceu com o passaporte roubado. Pelo que soubemos no consulado, brasileiro furtado é normal lá. Fique de olho! Em Madrid, esperando nossa conexão para o Brasil, mais uma brasileira teve só o passaporte furtado, momentos antes do embarque. Ou seja, isso acontece em qualquer lugar do mundo.
  • Note que esses procedimentos são os mesmos, tanto para furto, roubo ou perda.

Links úteis:

E uma ultima observação. Em Barcelona a equipe toda do consulado foi o máximo. Se quiser saber como foi na integra esse dia, só clicar aqui.

Have a safe trip!

Nada como embarcar depois de um dia assim!
Nada como embarcar depois de um dia assim!

Sobre DestinoAlgum

DestinoAlgum

Veja também

Parc de la Ciutadella

O que fazer em Barcelona, no verão?

Verão bombando na Europa e sim, dependendo do lugar o calor pode até castigar, Barcelona é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *