Home » Espanha » O que fazer em Girona? um bate e volta medieval pertinho de Barcelona

O que fazer em Girona? um bate e volta medieval pertinho de Barcelona

Para que gosta de se sentir imerso em história e adora aquele tipo de arquitetura que nos leva aos tempos medievais, Girona é uma cidade perfeita para quem pode esticar um pouco da passagem por Barcelona. E para os fãs de Game of Thrones é um prato cheio, pois lá foram rodadas algumas cenas importantes da série. Mas vamos ao que interessa, você só tem tempo para um bate e volta e quer saber o básico sobre o que fazer em Girona? Aqui vão nossas sugestões.
Girona - a Muralha
A muralha que rodeia Girona. São mais ou menos 2km do início ao final.

Nós, como fãs da série, fizemos um mix no tour e tentamos conhecer os lugares onde foram gravadas algumas cenas, com o que seria imperdível para um dia de passeio. Mas a primeira coisa que sugiro fazer é sair da estação, caminhar em direção ao centro histórico, atravessar a Pont de Pedra e logo depois pegar um mapa no centro de informações. Por mais que aqui a gente te sugira alguns lugares, lá no centro eles podem te explicar muito mais sobre a cidade e é uma oportunidade única.

Mapa em mãos, aproveite que você está na Rambla de la Llibertat. Sente em um dos cafés ali em frente ao centro de informações e estude seu mapa. Se chegar cedinho, deixe para tomar seu café da manhã lá. Um ponto superpositivo é que se gasta pouco lá. Alguns lugares cobram a entrada, mas os valores não são absurdos.

Església de Sant Martí Sacosta
A escadaria da Església de Sant Martí Sacosta – linda!

A cidade histórica é bem pequena e fácil de conhecer, com algumas escadas sim, mas faz parte do encanto. O melhor jeito de realmente conhecer a arquitetura do lugar é não se prendendo ao caminho do mapa. Tente chegar aos lugares que escolher se enfiando nas ruas estreitas da cidade, volta e meia você dá de cara com alguma coisa que te encanta. Uma porta, um corredor de pedra, uma outra ruela. Mas aqui vai uma listinha do básico para ver na cidade:

  • Rambla de la Llibertat
  • Esglesia de Sant Martí
  • Bairro Judeu
  • Baños Árabes
  • Catedral
  • Basílica de Sant Feliu
  • Plaza de La Independencia
  • La Lleona
  • Casas de I’Onyar
  • As pontes (todas do centro histórico)
Cases de l'Onyar
Cases de l’Onyar

Logo abaixo, você vai encontrar um mapa com os pontos que possam interessar. Em roxo, são lugares que de alguma forma fizeram para de GoT e colocamos uma breve lembrança da cena também. Mas se você não gosta, não se preocupe, muitos dos principais lugares da cidade histórica, fizeram parte da série e são lindíssimos, como a escadaria da Eglésia de Santí Marti.

Para chegar

De Barcelona a Girona de trem, você tem opções de mais baratas, de mais ou menos 8 a 11 euros em que a viagem demora 1.30h e outra mais caras. O trens que fazer o trajeto em 40 min, e que cobram mais ou menos o dobro. De Barcelona, procure a estação Sants ou a Gràcia, busque aqui no site da Rodalies que você pode ver horários e preços.

Sugestão, saindo de Barcelona, prefira ir de trem. A viagem duram mais ou menos 1h e meia e saindo cedinho dá tempo suficiente de passear pela cidade com tranquilidade. Tirando a tranquilidade de não precisar dirigir depois de intenso dia de bate pernas. A estação em Girona é muito perto do centro histórico, em 15 minutinhos caminhando você já estará no coração da cidade.

Para comer

Uns cafés bacanas e acessíveis na rambla, porém para almoçar oou ter uma refeição mais robusta, um dos lugares com mais opões é a Plaza de la Idependència. E você, fã de GoT, uma dica extra! A Gelateria Rocambolesc quem tem um picolé no formato da mão de ouro do James Lancaster (#GoTFeelings).

Outras informações

Sempre o site da prefeitura, e o de Girona é muito bom e com muita informação, vale a pena conferir! Em maio, por alguns dias a cidade fica toda colorida e perfumada em comemoração à primavera, então vale a pena conferir se sua viagem não coincide com esse periodo e aproveitar.

Plaza de la Catedral
Plaza de la Catedral

 

E veja aqui mais fotos:

12 item

Sobre Juciara Nepomuceno

Juciara Nepomuceno
Engenheira de Computação por formação, especialista em Qualidade de Software por profissão e uma eterna exploradora por opção. Desde cedo um tanto nômade, mas há um tempinho em Floripa. Duas grandes paixões: viagens e botas de trilha! Prefiro conhecer lugares inusitados aos velhos pontos turísticos.

Veja também

Glasgow

Escócia – roteiro de 2 dias em Glasgow

A maior cidade da Escócia, inclusive já ouvi a comparação que seria a São Paulo escocesa (achei …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *