Home » Escócia » Escócia – roteiro de 2 dias em Glasgow

Escócia – roteiro de 2 dias em Glasgow

A maior cidade da Escócia, inclusive já ouvi a comparação que seria a São Paulo escocesa (achei a comparação um pouco sem sentido, mas ok). Glasgow é sim uma cidade com represatibilidade, é a terceira de UK, perdendo só para Londres e Birmingham. Fomos paa lá sem conhecer Edimburgo e por isso qualquer comparação seria injusta e a pergunta que mais ouvimos foi: “Por que Glasgow?” – boa pergunta.

Glasgow

Não foi nada muito planejado, escolhemos Glasgow ao acaso, sem muitos motivos. Um feriado diferente, porquê não? Foi melhor do que imaginávamos. Sem roteiros e sem espectativas, chegamos lá, pegamos um mapa da cidade e fizemos nosso “planejamento”. Just easy?! Não, antes de irmos, pequisei um pouco sobre onde nos hosperadaríamos. Vi que mais próximo ao cetro seria mais tranquilo para percorrer a cidade, foi ai que achei um hotelzinho bem em frente a Enhoch Station, estratégico!

Glasgow - st enoch
Estação St. Enoch – bem no centro!

Mas voltando um pouco, nós saimos do aeroporto de Reus (perto de Barcelona ) em direção ao Prestwick, são mais ou menos 40min de trem até a Estação Central de Glasgow. Super simples, a estação fica ao lado do aeroporto. E o ticket custa em torno de 8 libras. Se estiver viajando low cost  é uma ótima opção.

Glasgow nos pareceu uma cidade tranquila que preserva a arte, arquitetura e os movimentos mais modernos de ambas as áreas. As pessoas são simpáticas e curtem um happy hour (do jeito deles). É uma espécie de encontro do antigo com o moderno, uma forma de manter os dois em equilíbrio.

Buchanan Street - Glasgow
Buchanan Street – se quer fazer compras, aqui é o lugar.

No metro, por exemplo, as duas linhas fazem rotas ovais. Desculpe a ignorância, mas achei demais! Parece que atendem exatamente o que a cidade precisa e sabe o que mais? É uma das linhas mais antigas do mundo, desde 1896, e ainda sim é super funcional (e uma graça).

Chambers City - Glasgow
Chambers City na Goerge Square

O que chama mais atenção é o valor que é dado ao arquiteto Mackintosh, que buscou um toque mais moderno em suas obras, equanto respeitam totalmente a arquitetura da universidade fundada em 1451. A cidade é puro contraste! É um lugar que vai além das nossas ansias turisticas, ele aguça um pouco mais da nossa curiosidade e criatividade. Glasgow em dois dias? Sim, é possível o básico, mas talvez você perca um pouco de todos esses contrastes que a cidade pode te proporcionar, assim como aconteceu com a gente.

Dicas úteis:

Mesmo com esse céu azul, o ventinho é gelado. Não se engane com o quase verão europeu, leve agasalho.
O transporte público funciona e é seu melhor amigo em alguns lugares mais distantes do centro, como  o Kelvingrove Art Gallery and Museum (o metro custa 1,40 libras).

Em Glasgow, você não pode se frustrar um por pela  imagem escocesa que nos vem à cabeça, kilt, gaita de fole, ovelha e sabe mais o quê. Mas você pode esperar por conhecimento sobre arte, arquitetura, cultura e história.

E depois de todo esse discurso, vou listar alguns dos lugares que conhecemos por lá:

  • Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove(free) – Inaugurado em 1901, é a casa de uma das obras de Dalí – Cristo de São João da Cruz. E o prédio em sí já é uma obra de arte.
    Kelvingrove Art Gallery and Museum
    Kelvingrove Art Gallery and Museum
  • University of Glasgow (free)– Fundada em 1451 é a quarta universidade (de idioma inglês) mais antiga do mundo e a segunda da escócia, só isso.
    University of Glasgow
    University of Glasgow
  • Riverside Museum (free)– Um lugar divertido, tem uma exposição gigante de carros, motocicletas e miniaturas de navios antigos. É super iterativo e faz a alegria das crianças.
  • The Tall Ship at Riverside(free) – ao lado do Riverside Museum, abre as “portas” para mostrar toda a estrutra de um dos barcos mais famosos da Escócia. As crianças (e adultos) amam!
    Riverside Museum
    Riverside Museum
  • Glasgow Science Centre – Em 2001 a Rainha Elizabeth II inaugurou esse centro. Confesso que não conhecemos por dentro, e por fora é grandioso. É mais um lugar legal para tentar encaixar no roteiro.
Glasgow Science Centre
Glasgow Science Centre
  • Catedral de Glasgow (free)– ou Catedral de San Mungo. Grandiosa, com um ar de mistério também, sua construção começou em 1136 e consagrada em 1197. Um dos lugares mais visitados de Glasgow.
Catedral
Catedral
  • Glasgow Necropolis (free)– cemitério victoriano desde 1832. Fica bem atrás da Catedral, é um lugar “diferente” para se visitar. Hoje em dia o que chama mais atenção são as grandiosas estátuas.
Necropolis
Necropolis
  • George Square(free) – linda praça que encontramos por acaso. Em um dos lados és tá o predio de City Chambers, onde o governo da cidade está sediado.
  • The Lighthouse (free)– Uma obra de Mackintosh que é orgulho para cidade. Hoje é o Centro de Design e Arquitetura da Escócia. A escada circular ao topo da torre é a parte mais procurada do lugar e com um vista incrível da cidade.
  • Lighthouse Glasgow
    Lighthouse
  • St Andrew’s Catedral (free)– com um estilo neo gótico, esse templo foi inagurado em 1816 e hoje tem uma linda obra do lado de fora que dá uma paz!

Dicas valiosas para comer e beber:

Brew Dog: Lugarzinho bacana em frente ao  Kelvingrove Museum. Vibe legal e ótimas cervejas da casa (se você é cervejeiro este é um dos lugares certos).

Brew dog - glasgow
Brew dog – glasgow

DryGate : Cervejaria local, com inúmeras opções e ótimo espaço. Restaurante legal e ainda com opção de tour pela cervejaria. Ao lado do Necropolis.

Drygate - glasgow
Drygate

Aproveite a cidades!

Sobre Juciara Nepomuceno

Juciara Nepomuceno
Engenheira de Computação por formação, especialista em Qualidade de Software por profissão e uma eterna exploradora por opção. Desde cedo um tanto nômade, mas há um tempinho em Floripa. Duas grandes paixões: viagens e botas de trilha! Prefiro conhecer lugares inusitados aos velhos pontos turísticos.

Veja também

alt cerro santa lucia

O que fazer em Santiago?

Santiago, no Chile, é destino certo para quem está procurando uma viagem um pouco mais rápida (regada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *