Home » Brasil » Dicas de praias em Florianópolis – Norte

Dicas de praias em Florianópolis – Norte

Verão
Verão

Verão chegando e o calor dando as caras também. Muita gente aproveitando para passar o fim de ano no litoral e claro, Florianópolis é um destino muito procurado.

Nós moramos na ilha e sabemos o quanto o verão muda a rotina da cidade. Vem gente de toda a parte aproveitar o calor e as belas paisagens do Sul. Por isso hoje nosso post é sobre a Ilha da Magia, sobre as praias do norte. Para quem não sabe, Floripa é dividida em norte e sul e isso faz muita diferença, acredite!

O norte possui praias badaladas, os bairros são verdadeiras cidadezinhas e a maioria possue uma boa estrutura para quem não pretende se deslocar muito. A água no norte, costuma ser um pouco mais quente também. No entanto, o sul guarda lindas paisagens e trilhas incríveis (para saber sobre algumas dessas trilhas acessem a página do Expedição Andando Por Ai, com dicas frescas). Mas enfim,  Floripa compensa ser desbravada de norte a sul e com tempo!

Voltando às praias do norte, vamos falar sobre 7 delas (mas existem mais), que são essas do mapa aqui embaixo:

 

Praias do Norte
Praias do Norte
Praia da Daniela
Praia da Daniela

 

A Daniela é uma praia bonita, a faixa de areia não é muito larga, não tem muitas ondas e também é relativamente rasa. Um bom lugar para as crianças e para quem não gosta muito de ondas. O pôr-do-sol nela é muito bonito. Para chegar à Daniela é só pegar o mesmo caminho para ir à Jurerê, mas seguir para a esquerda.

 

Praia do Forte
Praia do Forte

Uma das minhas praias prediletas é a Praia do Forte. Fica entre Jurerê e Daniela e está aos pés do Forte de São José, que é aberto a visitação. Essa praia também é muito tranquila, mas para chegar é um pouco de aventura. Para deixar o carro na praia é preciso passar por um inclinação bem ingrime e logo depois uma descida. Apesar do susto para quem vai pela primeira vez, o lugar compensa. A água também é tranquila e rasa, muita gente pratica stand up lá.

Jurere
Jurerê

Ahh Jurerê! Ferve a imaginação de muita gente como sendo a praia ostentação de Floripa. Bobagem, a praia é tão tranquila quanto Daniela e a Praia do Forte, isso em relação ao mar. O bairro sim, Jurerê Internacional é realmente um bairro de casas e carros luxuosos, em que o movimento mesmo é só no verão,além é claro dos famosos beach clubs. Mas voltando à praia, a faixa de areia possui largura razoável e a possui uma bela paisagem. É com certeza um ótimo passeio.

Trapiche de Canasvieiras
Trapiche de Canasvieiras

Seguindo para Canasvieiras, não estranhe se ouvir muita gente falando em espanhol. O bairro é famoso por ser o destino predileto de argentinos e uruguaios. O bairro é pequeno mas possui uma boa estrutura de bares, restaurantes, venda de roupas de praia e souvenirs, é uma boa opção para quem quer levar uma lembrancinha da ilha. De lá também sai um passeio famoso na escuna do Pérola Negra, vale a pena conferir. A praia é bem agitada no verão e por ter a faixa de areia um pouco estreita, sempre parece estar lotada, mas a praia é extensa.

A "brisa" na Praia Brava
A “brisa” na Praia Brava

Já a Praia Brava, o nome já diz né! Essa é uma das queridas dos surfistas. O mar já é mais agitado e venta bastante. A vista é muito bonita e não possui muitos bares e restaurantes na beira da areia. É realmente uma praia mais tranquila em relação às outras.

Ingleses
Ingleses

Ingleses é outro bairro movimentado e bem estruturado. Muita gente vem para ficar especificamente nessa praia. O mar é menos agitado que a Brava, mas bem mais que a Daniela. Ótimo para quem adora mergulhar com as ondas quebrando. A faixa de areia é boa tanto em largura quando extensão. Existem vários restaurantes à beira mar e também escolinha de surf. Essa praia é bem cheia no verão, mas tem espaço para todos.

Santinho
Santinho

E finalmente Santinho. Muita gente conhece essa praia por causa do resort Costão do Santinho e às vezes confundem o nome. Essa praia é no estilo de Ingleses, mas sem todos os restaurantes na areia. Para quem gosta de caminhadas, no final do lado direito da praia (bem no resort) começa uma trilha que leva até a praia de Moçambique e também possui alguns desenhos rupestres.

Bom pessoal, tomara que o post ajude vocês a fazer um tour pelas praias do norte da ilha. Mas essa são só algumas e de um ponto de vista nosso. Cada um que vem pra cá se apaixona por uma região (ou várias). Só tome cuidado com o trânsito, para não perder tempo preso nas filas. O Waze ajuda muito!

Aproveite o verão!

Sobre Juciara Nepomuceno

Juciara Nepomuceno
Engenheira de Computação por formação, especialista em Qualidade de Software por profissão e uma eterna exploradora por opção. Desde cedo um tanto nômade, mas há um tempinho em Floripa. Duas grandes paixões: viagens e botas de trilha! Prefiro conhecer lugares inusitados aos velhos pontos turísticos.

Veja também

#SeuDestino – 5 Motivos para levar sua família para Foz do Iguaçu

Depois de algum tempo nosso guest post #SeuDestino apresenta uma das jóias mais lindas do …

3 Comentários

  1. Poxa, ler esse post fez meu coração encher de saudade <3

    Fui à Floripa pela primeira vez em novembro passado e fiquei completamente apaixonada. Voltei com a certeza de que se eu não ficar pela Irlanda quando for intercambiar, vou virar manezinho hahaha infelizmente não tive a oportunidade de conhecer essas praias! Fiquei mais pela Lagoa da Conceição ): mas não vou ficar triste que é desculpa pra ir de novo haha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *