Home » Guest Posts » #SeuDestino em Berlim – Relato da Iza

#SeuDestino em Berlim – Relato da Iza

Novidades no DestinoAlgum!! Nosso intuito é que o Destino não seja só um espaço em que possamos dividir nossas experiências…nããão!! Esse é um espaço para o pessoal que não pode ver uma porta de avião, ônibus, trem… aberta que tem vontade de entrar correndo sem se preocupar pra onde vai… mas sim com as experiências que o estão esperando. Por isso, além das fotos que vocês já compartilham com a gente pelo Instagram, agora vocês podem e devem compartilhar com a gente suas histórias! Queremos conhecer vocês… o que vocês trazem na bagagem… cada errinho de calculo… cada direção errada que tomaram para enfim se encontrar. E sem mais delongas… Hoje quem participa do nosso #DestinoDoLeitor é a Iza!!

A Iza já é profissional nessa arte e também pode ajudar você a planejar suas viagens… Como? Depois de ler o relato dela (claro! Só depois) dá uma passadinha no site dela e descubra o que você está perdendo – www.izapelomundo.com.br =)

Deixa e falatório e vamos lá… com vocês um pouco sobre uma cidade que já foi dividida: Berlim – Alemanha, aos olhos de Iza!

********

IMG_3763

Em 2013 fiz uma viagem para Europa, a primeira com meu marido, mas a minha terceira vez no Velho Mundo. Foi uma viagem muito sonhada e esperada, pois sempre quis ir para a Europa com meu marido e nas minhas outras viagens não tive a oportunidade de conhecer várias cidades que estavam no roteiro desta vez e Berlim era uma delas.

IMG_3357Berlim faz parte de muitas das nossas aulas de história na escola e isso gera uma grande expectativa a cerca da cidade. Eu confesso que minha expectativa era altíssima e ao chegar em Berlim encontrei uma cidade TOTALMENTE diferente do que eu esperava.

Berlim é uma cidade bem diferente do resto da Europa, as construções antigas e marcantes em todas as cidades da Europa são escassas lá. A arquitetura na sua maior parte é simples e mais recente, já que a cidade foi praticamente toda reconstruída depois da segunda guerra. E temos que lembrar que ainda não fazem nem 30 anos da queda do muro e unificação da cidade e do país e este passado recente ainda está fortemente marcado na cidade e na população.

IMG_3308Por este motivo também que fica difícil tirar uma foto de Berlim sem um guindastes de fundo, a cidade, desde a queda do muro, está em construção e se você quer saber minha opinião: daqui uns 10 ou 20 anos Berlim será o grande centro da Europa, algo como uma “Dubai” em plena Alemanha, mas por hora temos que conviver com os guindastes nas nossas fotos. Rs…

IMG_3438Outra consequência forte que percebemos é na população. Para começar todo dia parece domingo. Ruas, restaurantes, metrô, tudo bem vazio, eu me questionava se era algum feriado que eu não sabia. Depois conversando com um alemão, ele me explico que Berlim é uma cidade preparada para 6 milhões de habitantes e hoje tem apensa cerca de 3,5 milhões… Explicado! E um detalhe importante é que mesmo que você tenha a sorte de encontrar alguém na rua, nem tente pedir informações, pois ninguém fala inglês por lá. Para se ter uma ideia, nem o pessoal do meu hotel falava inglês! Mais uma herança do muro.

Berlim é uma cidade que causa emoções, para visitar Berlim tem que se dar um tempo para relembrar a história e o mais importante conhecer um pouco mais do que foi vivido lá. Aprendi muito nos meus dias lá, eles gostam de mostrar a história deles. Os “pontos turísticos” estão muito relacionados com o muro e a segunda guerra mundial. Eles adoram memoriais e nestes memoriais eles contam toda a história daqueles anos (literalmente, colocam praticamente um livro colado nas paredes), ler tudo é impossível, mas dá para dar um pincelada aqui e ali e aprender algumas coisas. Portanto, para viver um pouco desta história é fundamental falar inglês bem.

IMG_3666Mas além de história Berlim tem muita coisa bonita de ver e legal de fazer. Visitar o Parlamento Alemão é muito legal, a vista é linda. O Tiergarten também é lindo. A cerveja e o vinho alemão são fantásticos e a comida… uma delícia.

Espero que tenham gostado e que me façam uma visita no meu blog (blog.izapelomundo.com.br).  Agradeço ao Destino Algum pelo convite, fico muito feliz de dividir minhas viagens aqui também. Obrigada por abrir as portas da sua casa para mim!

*****

Iza nós adoramos receber você!! Obrigada pela inauguração =)

A Iza nos mandou mais fotos e não tive como escolher só algumas e por isso eis aqui uma galeria com as fotos dela dessa cidade que nós agora temos ainda mais vontade não de simplesmente estar, mas conhecer de verdade!

IMG_3763
13 item « 1 de 13 »

 

E você? Quer compartilhar? Escreve pra gente blogdestinoalgum@gmail.com =)

Sobre DestinoAlgum

DestinoAlgum

Veja também

#SeuDestino – Navegar (é muito mais) que preciso por Daniel Rocha

A participação de hoje do #SeuDestino é especial e vem do mar. Contamos com a participação de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *