Home » Pra onde? » Um dia em Colonia del Sacramento

Um dia em Colonia del Sacramento

Colônia del Sacramento
Colonia del Sacramento
Muralha com vista para o Rio da Prata
Muralha com vista para o Rio da Prata

Quando se fala em Uruguai algumas cidades são sempre lembradas, uma dela é Colonia del Sacramento. Charmosa pela arquitetura com um mix da influência espanhola e portuguesa, a parte velha de Colonia guarda as lembranças de um tempo em que esse território, por sinal estratégico, foi palco de batalhas entre Espanha e Portugal. Alguma duvida de que esse lugar é de arrancar suspiros?!

Andando pelos arredores de Colônia
Andando pelos arredores de Colonia

Mas vamos lá! No nosso roteiro pelo Uruguai reservamos 1 dia para Colonia eu diria que é suficiente para conhecer o básico. Contudo, se tiver tempo e quiser relaxar, pode reservar mais alguns dias sem medo. Saímos cedinho de Montevidéu e andamos mais ou menos 180km até Colonia, o trajeto de carro é super tranquilo. Ficamos hospedados mais para  centro da cidade no hostel Sur Hostel, não tão distante da parte antiga da cidade, mas é uma boa pernada para ir caminhando. Nós optamos por ir até o lado histórico de carro mesmo, mas caso você não esteja de carro e queira se locomover com facilidade, algumas locadoras possuem uma espécie de carros de golf para alugar. É muito comum ver os turistas de cima pra baixo nesses carrinhos.

Portón de Campo
Portón de Campo – (Reparem na Camiseta by NUC)
Calle de los Suspiros
Calle de los Suspiros

O charme de Colonia se concentra nessa parte antiga à beira do Rio da Prata. As ruazinhas de pedra, prédios espanhóis e portugueses, o que restou da antiga muralha e seu portal construídos no século 18, as lajotas com o nome das ruas, as luminárias, enfim… um lugar apaixonante!

Chegando lá, quem nos recebe é o Portón de Campo, o portão da cidade cercado por parte da muralha. Dalí para frente tudo é história. Seguindo pela esquerda, acompanhando a muralha, chegamos em uma mar de água doce, o Rio da Prata separando Colonia del Sacramento de Buenos Aires.

O charme de Colônia
O charme de Colonia
Farol
Farol

Seguindo pela cidade, a Calle de los Suspiros é um dos pontos alvo de fotos e mais fotos. Um ruazinha marcada por uma casa rosada com uma luminária de contrates, bem em uma esquina. Esse nome, diga-se de passagem, segundo alguns foi dado por ser a rua onde os que aportavam no Prata passavam depois de longas jornadas e as moçoilas da época suspiravam apaixonadas. A outra versão, conta que era o caminho que os negros trazidos da África passavam para ir ao mercado de escravos.

Mais uma da Calle de los Suspiros
Mais uma da Calle de los Suspiros

Contam que depois do risco de morte, em função das más condições da época durante a longa viagem, eles suspiravam de cansaço e “alívio” por estar em terra firme.

Seguindo por ali, fomos em direção a Plaza Mayor, o centro da antiga Colonia. Na região encontram-se alguns restaurantes, lojinhas, o farol e a Casa do Vice-Rei, também tem museus. Essa é o tipo de cidade em que é ótimo ter um guia ou livrinho para que você veja quais são as atrações, mas não se prenda a um roteiro. O melhor de conhecer Colonia foi caminhar por suas ruas e ir descobrindo os lugares que havíamos visto no guia. Uma surpresa a cada esquina. Inclusive mesas de restaurante dentro de carros antigos, já imaginou?

Casa do Vice-Rei
Casa do Vice-Rei
A utilidade de carros antigos
A utilidade de carros antigos

Para fechar, um espetacular fim de tarde no Rio da Prata. Em frente a um bar que imita um moinho, existe um mirante em que conforme a tarde vai caindo as pessoas vão chegando para apreciar o lindo por do sol, com sorte ainda ver de longe uma das embarcações seguindo para Buenos Aires. Depois que a noite chega? Dá para curtir um pouco dessa cidade apaixonante tomando aquela cervejinha em um dos animados bares e restaurantes por ali.

Tem como ficar melhor?!
Tem como ficar melhor?!
Mais um por do sol para nossa lista.
Mais um por do sol para nossa lista.

Deu vontade de conhecer? Não passe vontade não! Vale a pena.

E mais uma vez a Nuc Clothing acompanhando a gente. Dessa vez com a camiseta Born to Travel. Vá conferir #Vádenuc

Sobre Juciara Nepomuceno

Juciara Nepomuceno
Engenheira de Computação por formação, especialista em Qualidade de Software por profissão e uma eterna exploradora por opção. Desde cedo um tanto nômade, mas há um tempinho em Floripa. Duas grandes paixões: viagens e botas de trilha! Prefiro conhecer lugares inusitados aos velhos pontos turísticos.

Veja também

Girona - a Muralha

O que fazer em Girona? um bate e volta medieval pertinho de Barcelona

Para que gosta de se sentir imerso em história e adora aquele tipo de arquitetura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *